• Ciúmes



Ciúme é um sentimento de posse, medo de perder o que se tem, medo de dividir com alguém aquilo que conquistou ou possui, vontade de ter só para si algo ou determinado alguém... (resposta no Yahoo a pergunta: O que é ciúme?)

Têm momentos em que o dia, por mais perfeito que esteja, pode ter seu equilíbrio quebrado de um modo bastante inusitado. Modo este que as pessoas ao redor não percebem, ou tomam conhecimento, a menos que você demonstre. Por natureza todo ser humano tem uma “porcentagem” de possessividade; sente medo/raiva/angústia de perder o que crê que conquistou e nunca perderá. Apega-se ao que está ao redor, sendo este apego classificado em alguns graus, desde algo mais brando até um sentimento de completa obsessão. Quando tentamos definir a palavra “ciúme” remetemos nossos pensamentos mais a um sentimento de apego de um ser humano por outro.
Nada aqui é eterno. Assim como “nada se cria, tudo se transforma” acredito que também nada morra (não com o caráter definitivo que pensamos), mas sim se transforme. Alegria que morre se transforma em tristeza, o amor que morre se transforma em amizade (ou algo menos amigável). Então não seria bem menos doloroso se apegar a algo que não sofrerá transformações e sempre será o mesmo? O Deus que tem se mostrado presente todos os dias, atuando nas coisas mais simples até as mais complexas, é o Único que não mudou e nunca mudará. "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1.17).

Orientações ao perceber que ama alguém:

• Ao perceber que está amando alguém ore pedindo orientação a Deus, de modo a perceber se o seu coração o está conduzindo, ou não, a algo que possa lhe machucar. Siga os desígnios de Deus, e não de seu coração. O Pai sempre quer o melhor pra você.
• Nem todo “amor” é pra você ceder e amar de forma recíproca, muitos são provas para que você possa crescer, amadurecer, saber avaliar melhor suas decisões e não se fragilizar com a mesma facilidade dos primeiros amores.
• Quando amar e for correspondido é inevitável que o ciúme apareça em algum momento. Mas pense: Alguém diz que ama você... se esse alguém provar que mentiu dizendo que te ama(de verdade), pela lógica não te amava como dizia. Erga a cabeça ore para Deus arrancar sua dor e siga em frente, pois era uma prova pra ser superada. (Provas só se tornam fáceis de superar para aqueles que já a fizeram e aprenderam com os erros.)
• Todos nós temos a pessoa que irá nos completar. Não seja imediatista achando que se perder a pessoa com quem está nunca mais surgirá outra! Uma conquista só é conquista quando olhamos para trás e vemos os desafios superados, sentindo a sensação da vitória.
• Abençoe seu relacionamento quando tiver certeza do que você e o outro desejam. Deus não é Deus de dúvidas, pense MUITO antes de colocar o nome Dele em algo. Se tomar uma atitude sem ter certeza do que quer o nome Dele terá sido tomado em vão. “Não tomarás o nome do Senhor teu DEUS em vão, porque o Senhor não terá por inocente aquele que toma o seu nome em vão...” (Êxodo 20.7)

Ass: Paulo Roberto